O batel

Batel pacato


O meu pai foi sempre um homem pacato,foram poucas as ocasiões em que o vi expressar largas emoções,mas quando se fazia ao rio tudo mudava,com um sorriso nos lábios contava-me todas os contos dos mundos,contos e mundos que herdei dele.

Foram muitos os dias que naveguei por mares profundos sem saír do mesmo lugar,meu pai fundeava o pequeno batel na praia da Comenda,raramente navegava pela baía do Sado,mas inventava historias que me faziam navegar pelas sete-partidas do mundo.

Ansiava a chegada do domingo para ir na velha vespa 125 esverdeada ,estacionar na praia e galgar a borda do pequeno barco,depois era vê-lo,a saír da praia,dizer adeus aos farois desta cidade,à nostalgia do canto das gaivotas citadinas,abraçar grandes e pequenas ondas ,passar por ilhas desertas , atois de areias brancase,pássaros de todas as cores,palmeirais e vulcões.

Naveguei por entre piratas,fui aprisionado como escravo,deportado em galeras fenícias,transportei pedras Nilo acima até altas pirâmides,no Ganges naveguei por entre folhas transportando velas acesas,em nazca criei linhas rectas a perder de vista,guano recolhi em Atacama,pelo Pantanal brasileiro,depois os glaciares tombaram á minha passagem pelos estreitos de Magalhães,Desembarquei também na ilha do Elefante,rumando ao Austral mar,no boreal pesquei bacalhaus gigantes,Alaskas pisei com mokassins de indio,rezei em todas a linguas todos os credos,tudo graças a meu pai que nunca saíu deste rio,o batel jamais foi desamarrado do Cais da Comenda.

Só depois de conhecer todos os mares coloquei os pés em terra e resolvi conhecer as montanhas e serras deste e outros continentes,mas sempre com os olhos cheios da imaginação do meu pai.foi também por ele que resolvi contar os sonhos em frases ,pode ser que os meus filhos lindos e outros filho de outros homens de bateis pacatos continuem a imaginar viagens extraordinarias.



Jorge Santos

Sem comentários:

tradutor

center>

Licença creative commons

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. ESTA OBRA ESTÁ LICENCIADA SOB UMA LICENÇA CREATIVE COMMONS. POR FAVOR NÃO USE AS IMAGENS EM WEBSITES, BLOGS NEM OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SEM MINHA PERMISSÃO EXPLÍCITA. © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PLEASE DON'T USE THIS IMAGE ON WEBSITES, BLOGS OR OTHER MEDIA WITHOUT MY EXPLICIT PERMISSION. © ALL RIGHTS RESERVED