"O-Homem-que-desenhava-sombrinhas-nas-estrelas"




“O-homem-que-desenhava-sombrinhas-nas-estrelas”





Da maré-alta , até à primeira rua da cidade , restava uma meia-praia, faixa de meia-terra onde um homem-de-meia-idade , nos fins-de-meia-tarde, todos os fins-de-todas-as-tardes , se deitava esperando que o sol se findasse, tal uma clepsidra dourada em que a última partícula de areia era de verde-mar.

Verde-sal , era igualmente a primeira estrela na perspectiva do homem da meia-praia.

Nos miles-de-miles-de-milhões de asteriscos e a anos-luz do Homem, ele desenhava constelações, navios velas e dragões, cavalos-das-bruxas e as estrelas pequenininhas , eram vestidos de principescas vestais , nos ventos estelares em esvoaçares constantes.

Mas , o que o homem da maré-alta , gostava mais de gizar , eram sombrinhas de varetas largas , que cobriam todos os céus, sugeriam explosões de artifícios artefactos e traziam a felicidade beijada aos homens-de-boas-vontades , de todas, todas as cidades.

Fez-se velho, sempre-sempre no indiferente lugar de beira-mar, imaginava-se vagabundo , em espaços siderais , a-cavalo em estrelas cadentes , ensaiando epopeias cósmicas , em sistemas de duplos-sóis, planando mares-de-azoto,visitando seres-de-sílica ,estes também sonhavam no homem-das-sombrinhas de constelações alteradas .

Desenhava sombrinhas , de varetas multi-cores , derramadas num pano azul-negro-ouro que cobria toda a imaginação-humana de norte-a-sul .

Quando acabou de arquitectar, no espaço que restava da meia-praia,numa faixa-de-terra entre a maré-alta e a cidade,os asteriscos em Concílio elegeram-no por uníssono-e-aplauso-celeste , Estrela-do-Norte e astro fulcral da sombrinha-do-homem-dos-desenhos.




Jorge santos

Sem comentários:

tradutor

center>

Licença creative commons

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. ESTA OBRA ESTÁ LICENCIADA SOB UMA LICENÇA CREATIVE COMMONS. POR FAVOR NÃO USE AS IMAGENS EM WEBSITES, BLOGS NEM OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SEM MINHA PERMISSÃO EXPLÍCITA. © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PLEASE DON'T USE THIS IMAGE ON WEBSITES, BLOGS OR OTHER MEDIA WITHOUT MY EXPLICIT PERMISSION. © ALL RIGHTS RESERVED